Após uma análise detalhada das queixas e do quadro clínico de cada paciente traçamos um plano terapêutico individualizado que pode incluir tratamento em consultório para estimular o crescimento capilar, tratamento domiciliar para manutenção e prevenção da queda, e até mesmo indicação de procedimentos cirúrgicos, quando necessário. Conheça abaixo os principais tratamentos capilares realizados pelos dermatologistas da Clínica Vanité.
01
Mesoterapia Capilar
O tratamento consiste em injetar substâncias diretamente no couro cabeludo, para potencializar seus efeitos. Através da infusão de medicações como minoxidil e finasterida, pool de vitaminas, aminoácidos, coenzimas, fatores de crescimento, entre outros princípios, a mesoterapia reativa as estruturas capilares com o objetivo de diminuir a queda dos cabelos e estimular o nascimento de novos fios.
02
MMP
A técnica de microinfusão de medicamentos na pele é realizada através de um dispositivo com microagulhas que vai entregar as medicações e substâncias desejadas para realizar o tratamento em camada específica da pele.
Além de entregar as medicações direto no seu local de ação, com maior precisão e na profundidade desejada, as perfurações causadas pelas microagulhas também terão participação no estímulo do crescimento capilar já que serão responsáveis pela liberação de fatores de crescimento e de regeneração local.
03
Laser Fracionado
O tratamento capilar com laser fracionado não ablativo aumenta o fluxo sanguíneo local, e estimula um maior aporte de citocinas e fatores de crescimento para a região tratada.
É indicado para aumentar a densidade e volume dos fios, melhorar sua firmeza e combater a queda de cabelo. O laser fracionado é um procedimento seguro, não invasivo, rápido e eficaz. Inicialmente são realizadas 6 sessões quinzenais, após avaliação as sessões podem ser realizadas mensalmente até a fase de manutenção do tratamento.
Na Clínica Vanité utilizamos o laser Fotona para esse tratamento.
04
Microagulhamento Robótico
O microagulhamento capilar é uma técnica indicada para estimular o crescimento de novos fios. Ele consiste em usar um equipamento com microagulhas, que tem seus parâmetros pré definidos, para fazer pequenos furos no couro cabeludo.
O trauma causado pelas agulhas gera uma vascularização na região, e o sangue coagulado possui fatores de crescimento que estimulam o surgimento de novos fios. Além disso, o procedimento também ajuda na penetração de ativos e na melhora do aporte de nutrientes, quando associado ao drug delivery (distribuição tópica da medicação no local tratado).
05
LED
Esse procedimento pode ser combinado aos outros métodos já que melhora a circulação local, e a densidade dos fios, prolonga a fase de crescimento do cabelo, reduz a queda e diminui a oleosidade do couro cabeludo.
Esse tratamento é indicado para reduzir a progressão das alopecias androgenéticas masculina e feminina, em graus iniciais e intermediários, pois o laser de baixa intensidade vai atuar nos folículos que ainda estão ativos.
06
Tratamento Clínico Domiciliar
Diversas são as queixas capilares em consultório, elas vão desde relatos de queda até afinamento capilar e oleosidade de couro cabeludo. A depender de cada queixa e de cada caso clínico examinado é que será determinada a conduta de tratamento domiciliar e então medicações tópicas e orais podem ser prescritas de acordo com as necessidades individuais.
A alopecia androgênica está entre as queixas mais frequentes, principalmente a masculina e para seu tratamento o padrão ouro inclui a utilização de medicação oral (finasterida) e tópica (minoxidil) , e os tratamentos em consultório podem ser grandes aliados no combate à progressão da doença .